Salto no escuro - leituras do espaço contemporâneo
Em um percurso que não deixa de ser um mapeamento afetivo do autor – com diversidade de referências literárias, cinematográficas, filosóficas, artísticas, históricas e arquitetônicas – "Salto no escuro" conduz a novas práticas de interação urbana, a partir de instigantes e assustadoras reflexões sobre as novas configurações espaciais das cidades. O renomado fotógrafo Tuca Vieira frequenta os mais díspares e múltiplos caminhos, centros urbanos, labirintos e criações artísticas, munido de arcabouço teórico e filosófico para análises precisas e necessárias sobre a cidade contemporânea e novas formas de interação humana. Diversas expressões artísticas contemporâneas se entrecruzam nesse percurso – de Borges, Kafka e Velázquez a William Gibson, os poetas concretistas e artistas da Land Art. Diante da vertiginosa aceleração da vida e inédita realidade impostas pela tecnologia, o autor instiga novas possibilidades e percepções diante de uma experiência progressivamente calculada e enquadrada virtualmente.
Editora : Hedra/N-1 Edições; 2021
Idioma: : Português
Capa comum : 308 páginas
ISBN-10 : 658694130X
ISBN-13 : 978-6586941302
Dimensões : 13.3 x 0.17 x 21 cm
Tuca Vieira Fotografia arquitetura arte
Atlas Fotográfico da Cidade de São Paulo e Arredores
Este livro é o resultado de um extenso mapeamento fotográfico da região metropolitana de São Paulo, realizado por Tuca Vieira. O trabalho consiste em 203 fotografias em grande formato, uma para cada página do Guia de Ruas da cidade. Durante dois anos e meio o fotógrafo percorreu mais de 3000 kilômetros em 19 municípios, abrangendo uma área de 1900 km².
Exposta em 2018 na Casa da Imagem e reconhecida pelo Prêmio APCA de Arquitetura, agora a obra é apresentada ao público no formato de livro, dispondo, na íntegra, o ambicioso estudo sobre a metrópole, acompanhado de reflexões sobre a cidade, a fotografia e a experiência urbana.
Editora : Casa da Imagem/Museu da Cidade de São Paulo, 2020
Idioma: : Português e Inglês
Capa dura : 264 páginas
ISBN: 978-65-88367-90-2
Dimensões: 21,5 x 19 cm.
V. se encontra na posição da seta
A obra, uma gigantografia, apresenta a fachada posterior do Edifício Copan, além de detalhes selecionados e superampliados pelo artista. O trabalho é o resultado da fusão de 105 fotografias digitais diferentes, em uma imagem de mais de 5 metros. Nela é possível ver detalhes invisíveis a olho nu, como moradores trabalhando e objetos pessoais.
O nome da mostra é uma referência ao mapa de localização luminoso que fica na entrada do edifício projetado, na década de 1950, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A exposição propõe uma reflexão sobre temas contemporâneos, como o excesso de imagens, o voyeurismo, o mapeamento e a tecnologia digital
Editora : Romano Guerra, 2013
Idioma: : Português e Inglês
Capa comun : 48 páginas
ISBN: 978-8588585423
Dimensões: 21 x 21 cm.